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OS ALTOS E BAIXOS DA CARREIRA DE RUBENS BARRICHELLO

2010/04/24

Rubens Gonçalves Barrichello nasceu na cidade de São Paulo no dia 23 de maio de 1972.

Rubinho inicou no automobilismo disputando o campeonato paulista de kart, no qual foi campeão cinco vezes, depois foi cinco vezes campeão brasileiro da mesma categoria. Em 1990 foi campeão da Fórmula Opel e em 1991 foi campeão da Fórmula 3 inglesa.

Seu início na Fórmula 1 foi em 1993 pela equipe Jordan, equipe que permaneceu até 1996. Na Jordam ele conquistou uma pole-position no GP da Bélgica em 1994, um terceiro lugar no GP do Pacífico em 1994 e um segundo lugar no GP do Canadá em 1995. O problema de Rubinho na Jordan, é que mesmo ele tendo conseguido bons resultados, abandonou antes do fim da prova na maioria das corridas que disputou.

Em 1997 foi para a equipe Stewart, onde fez uma péssima temporada no primeiro ano, abandonando em 14 das 17 provas. Nesse ano ele ainda conseguiu um segundo lugar no GP de Mônaco que foi a única prova do ano que pontuou. Em 1998 fez uma temporada um pouco melhor, mas não coseguiu nenhum pódio. Em 1999 fez sua melhor temporada até então, namorando várias vezes com a vitória, conquistando terceiro lugar em San Marino, França e Europa, além de um quarto lugar na Itália.

Seu desempenho no ano de 1999 fez a Ferrari contratar Rubens Barrichello para a temporada 2000 como companheiro de Michael Schumacher.

Na 10 primeiras provas de 2000, Rubens Barrichello suibiu 6 vezes ao pódio e a vitória não vinha, até que no GP da Alemanha, a 11ª prova daquela temporada. Naquela corrida Schumacher bateu logo na primeira volta, a prova foi uma bagunça e Rubens Barrichello que largou na 18ª posição foi ganhando posições logo na largada e chegou a liderança depois de várias entradas do Safety-Car, chovia muito e Rubinho não quis trocar os pneus. Foi uma das vitórias mais fantásticas da Fórmula 1 até hoje.

A segunda vitória de Barrichello foi só em 2002 no GP da Europa, mas em 2002 no GP da Áustria tivemos o episódio mais polêmico e mais lamentável da Fórmula 1.

Era a 6ª etapa do campeonato e Michael Schumacher era líder isolado, Rubinho vinha na liderança da prova até que na última volta faltando menos de 50 metros para a bandeirada, o brasileiro deu passagem para o alemão. Toda a arquibancada vaiou essa atitude da Ferrari, pois não havia necessidade daquilo, já que das 5 primeiras provas Schumacher havia vencido 4.

Naquele ano Rubinho ainda venceu na Hungia, Itália e Estados Unidos, onde Schumacher vinha na liderança e passou na linha de chegada colado com Rubinho. Schumacher “devolveu” a gentileza da Áustria naquele dia.

Em 2003 Rubinho venceu na Inglaterra e no Japão. No GP da Inglaterra daquele ano Rubens Barrichello teve o final de semana perfeito, fazendo a pole-position, melhor volta da corrida, além de vencer a prova. No GP do Japão do mesmo ano Rubinho venceu e ajudou Schumacher a conquistar o título.

Em 2004 Barrichello venceu na Itália e na China, no seu penúltimo ano na Ferrari.

Em 2005 nosso brasileiro não venceu nenhuma prova e no GP dos Estados Unidos (aquele do problema com os pneus da Michelin), Rubinho vinha na frente, mas na saída dos boxes Schumacher tomou a frente de forma não muito amistosa e decretou de vez o fim da “amizade” dos dois.

Em 2006 Rubinho se transferiu para a BAR que em 2007 passou a se chamar Honda. A primeira temporada na nova equipe foi razoável, mas em 2007 e 2008 Rubinho teve de aguentar um carro horrível, sem aerodinâmica e ruim de reta.

No final da temporada 2008 chegou a ficar sem emprego com a saída da Honda da categoria, mas eis que Ross Brawn monta uma nova equipe e com a Brawn em 2009 Rubinho volta a vencer no GP da Europa e no GP da Itália. Rubinho conquistou a 100ª vitória de um brasileiro na categoria.

Esse ano Barrichello está na Williams, mas não tem um grande carro para conpetir com seus adversários.

Muitas piadas foram inventadas para Rubinho nos tempos de Ferrari, quando tinha que andar atrás do Schumacher. “Rubinho Pé de Chinelo” é o grande apelido.

Uma curiosidade: Rubinho nasceu em 23 de Maio que é oficialmente o Dia da Tartaruga. Coincidência? Que maldade!

Rubens Barrichello merece todo o respeito, pois ele pode não ter sido campeão mundial, mas é o piloto pais experiente da Fórmula 1 sendo o que mais provas disputou.

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